Frutascom

O Frutas com tem o dom dos sabores naturais! Além de ser mais saboroso e saudável! Um suco natural refresca muito mais!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Suco natural de acerola


Por frutas com

Nativa da América Central, América do Sul e Ilhas do Caribe, a Cereja das Antilhas, mais conhecida por nós com o nome de acerola, é uma fruta riquíssima em vitamina C ou ácido ascórbico, ou seja, consumido apena duas destas frutinhas já seria suficiente para cobrir as necessidades diárias desta vitamina; fortalecendo e protegendo, assim, o organismo contra gripes, resfriados e outras doenças infecciosas. De uma maneira saborosa e prazerosa, a acerola pode ser consumida com outras frutas na forma de sucos naturais aumentando e fortalecendo as defesas imunológicas do organismo. Lembrando sempre que os sucos naturais unem o útil (saúde) ao agradável (sabor). 

Além da grande concentração de vitamina C, um potente antioxidante que protege naturalmente o nosso organismo contra inúmeras doenças, a acerola também é rica em vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina) e B6 (Piridoxina), magnésio, ferro, fósforo e dois famosos carotenóides fotoquímicos denominados pelos nutricionistas de licopeno e betacaroteno, poderosos antioxidantes anticancerígenos. (Já sabendo que o betacaroteno, é uma das formas de se obeter vitamina A).

Graças à vitamina C em equilíbrio com outras substâncias presentes nesta fruta, a acerola pode trazer vários benefícios, entre eles:

a) Combate os radicais livres agentes causadores do envelhecimento precoce e futuros tumores ou cancros.  
                                                                               
b) Auxilia no tratamento e na prevenção da angina e outras doenças cardiovasculares. A vitamina C mais o potássio mantêm o equilíbrio da pressão sanguínea, controlando as contrações das fibras musculares.  

c) Auxilia no tratamento das doenças das vias respiratórias e do pulmão, protegendo o nosso organismo contra gripes e resfriados e outras doenças infecciosas.

d) Ajuda no combate á astenia ou fadiga.

e) Contribui na manutenção da elasticidade do tecido epitelial, preservando uma pele mais bonita e saudável, evitando ou retardando o aparecimento de manchas, rugas, além de facilitar a cicatrização de ferimentos (graças ao colágeno)   

f) Poder ser usada nos casos de diarréia ou outras doenças hepáticas.

g) Auxilia na prevenção ou na cura de vários tipos de câncer, principalmente no câncer da próstata, câncer do pulmão, e do estômago.

h) Reduz a quantidade de ácido úrico evitando assim, a possibilidade de contrair gota.

i) combate o colesterol ruim ou LDL (causa a formação de placas de gordura no sangue), evitando a arteriosclerose ou rigidez das artérias.

J) Graças ao carotenóide betacaroteno, bastante presente nesta frutinha, a acerola protege a pele dos raios solares, favorecendo um bronzeamento natural e mais saudável.

k) Previne contra a osteoporose, aumenta a densidade óssea: A vitamina C retém o cálcio e potencializa os minerais fósforo e magnésio fortalecendo os ossos, dentes e as articulações. 

l) Por ter baixa caloria (cada acerola possui 3 calorias) e uma harmonia salutar entre suas substâncias a acerola é muito indicada no combate contra a obesidade.

m) Combate o desânimo, o mau humor, a preguiça e alivia os sintomas causados pela depressão. O acido ascórbico mais a vitamina A, mais outros fatores químicos e alimentares ajudam o nosso organismo na absorção de um ferro denominado não heme (encontrado na maioria das frutas e vegetais).

Outros fatos:

A acerola possui altos teores de vitamina C: 100 vezes maiores que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora.

O suco natural de acerola possui apenas 32 calorias em 100 mililitros. Mas como todos os sucos naturais, ele deve ser consumido imediatamente após o seu preparo.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de acerola. Em contra partida, o país esta na lista dos países subnutridos, com vários casos de osteoporose e outras doenças causadas pela falta de alimentação adequada e equilibrada. O brasileiro desperdiça o seu dinheiro comprando o que não presta, e depois gasta o restante em medicamentos.  
     
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Malpighiaceae
Género: Malpighia
Espécie: M. glabra

Fontes:

Nutricionistas: Ana Lúcia Chalhoub Chediác, Daniela Jobst e Archives of Internal Medicine, The Role of Iron. British Nutrition Foundation e outros.
Pesquisa Frutascom,
Sábado, 18 de novembro de 2013