Frutascom

O Frutas com tem o dom dos sabores naturais! Além de ser mais saboroso e saudável! Um suco natural refresca muito mais!

sábado, 26 de maio de 2012

Como fortalecer o seu sistema imunológico?


Os alimentos que mantêm o sistema imunológico em dia

As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E, e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. A seguir mostraremos quais são as principais funções imunológicas de cada um desses nutrientes e em quais alimentos são mais encontrados.

Vitamina A - Essa vitamina apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. Por isso, a sua deficiência no nosso organismo provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: abacate, abacaxi, banana, mamão, manga, cenoura, abóbora, beterraba, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, levedo de cerveja, melão.

Vitamina C - Essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, goiaba, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes. Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.

Vitamina E - Essa vitamina tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante. Sua função primordial é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres que são liberados em qualquer reação química do organismo e podem causar sérios danos às estruturas das células, detonando o processo de envelhecimento e desencadeamento de algumas formas de carcinogênese. Alimentos ricos em vitamina E são, o germe de trigo (fonte mais importante), gergelim, linhaça, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, amêndoas, amendoim, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Ácido fólico (B9) - Essa vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. Alimentos ricos em ácido fólico são: fígado, feijões, e vegetais folhosos verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), beterraba, levedo de cerveja.

Zinco - Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas; a deficiência grave causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite, levedo de cerveja, linhaça. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes. E também nas frutas, Abacate, abacaxi, maça, manga, melão e morango, laranja, limão, uvas e legumes beterraba.

Selênio - Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido a ação dos raios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Castanha do Pará, levedo de cerveja, linhaça, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.

Profª. Jocelem Mastrodi Salgado - Alimentos que fortalecem o sistema imunológicoTitular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba. Autora dos  livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", editora Madras.  


Pesquisa Frutascom,
Sábado, 26 de maio de 2012




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário