Frutascom

O Frutas com tem o dom dos sabores naturais! Além de ser mais saboroso e saudável! Um suco natural refresca muito mais!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Suco natural de melancia


Por frutascom
Um suco natural de melancia, fortificante, além de saboroso e nutritivo, seja no verão para refrescar; ou no inverno para hidratar (já que nesta época do ano as pessoas bebem pouca água), evitando assim, problemas renais que podem desencadear outras doenças, desde problemas na pele, infecção urinária, até outras doenças mais graves; pois as melancias contêm mais de 90% de água e apenas 31 calorias em cada sem 100 gramas.

A melancia contém fibras, hidratos de carbono (glicídio ou açúcar), os fitonutrientes: o betacaroteno que é pro vitamina A, o licopeno, poderoso antioxidante, substância de cor avermelhada que neutraliza os nocivos radicais livres (causadores do envelhecimento precoce); vitaminas do complexo B e C. Ainda possui cálcio, fósforo, potássio (que é ótimo para limpeza dos rins), magnésio, ferro; e elementos fitoquímicos. Todas estas substâncias são importantes para proteger o organismo contra vários tipos de câncer, e evitar a oxidação das células.

A melancia possui outras propriedades medicinais recomendadas para:

a) quem tem pressão alta, a melancia ajuda a regular a pressão sanguínea, prevenindo o organismo de arritmias e sendo essencial na contração muscular. Protege o coração, prevenindo contra doenças cardíacas.


b) quem tem reumatismo ou gota, na eliminação do ácido úrico no sangue, diminuindo o risco de cálculo renal.


c) quem tem acidez estomacal, para a limpeza do aparelho digestivo (estômago e intestinos), problemas de garganta e boca;

d) quem tem afecções nas vias respiratórias: bronquites crônicas, catarros pulmonares etc;
e) aquele que quer perder peso (contra a obesidade).
E ainda, a melancia:
f) cuida da beleza, hidrata o organismo, evita a pele ressecada e doenças epiteliais e capilares (cabelo), e unhas quebradiças;
g) colabora na diminuição do colesterol, artrite reumatóide e ortoartrite;
h) contribui na melhora da sensibilidade à insulina e ajuda na prevenção de doenças como a hipertensão, câncer de próstata, endométrio, pulmão e mama;
i) A frutose (açúcar natural) ajuda no ótimo funcionamento do cérebro, nervos, medula óssea e nos glóbulos vermelhos;
j) emagrece, mantém as curvas definidas (contém muita água e baixa caloria);
k) rejuvenesce, previne sinais de envelhecimento;
l) Desintoxicante, pois contém Arginina coadjuvante que com outros elementos ajudam no ciclo da uréia, eliminado o amoníaco e outros composto tóxicos;
m) diurética por excelência, pois possui grande quantidade de água e muitas propriedades digestivas. Por ser levemente laxante pode ser indicada no reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais;
n) tem efeito calmante sobre a mente e as emoções, combate o estresse, melancolia (relacionada a estados constipativos intestinais) boa para a visão, previne contra a degeneração macular;
o) antifebril;
p) contra o alcolismo;
q) Prisão de ventre, gases intestinais, eructações;
r) além de proteger o corpo de alguns cânceres, como o de próstata, endométrio, pulmão e mama. (Propriedades anti-cancerígenas).

A melancia, além de ser muito rica em licopeno (poderoso antioxidante carotenóide que, neutraliza radicais livres, protege o organismo contra o câncer, previne contra problemas cardiovasculares e a oxidação celular), possui outro composto muito importante, trata-se da glutationa (GSH = Gama Glutamil Cisteinil Glicina = GLUTATIONA), esta molécula desempenha um papel importantíssimo no organismo:
a) combate o envelhecimento precoce, rejuvenesce as células;
b) possui uma ação imunomoduladora, fortalece o sistema imunológico;
c) é antioxidante e detoxificante, combate os radicais livres, e elimina os metais pesados que causam a intoxicação;
d) anticancerígena, protege as células de agentes e substâncias cancerígenos e da peroxidação lipídica (danos causados pela oxidação das gorduras que liberam mais radicais livres), etc.
Para potencializar ainda mais os poderes da glutationa em nosso organismo é necessário que ela seja acompanhada da vitamina C natural (contida em diversas frutas) e do mineral selênio (contido em certas castanhas)

Diariamente, precisamos consumir de 25 a 50 miligramas de glutationa. Sendo que é preciso apenas uma ou duas fatia, ou um copo (400 ml) de suco natural de melancia para suprir a necessidade diária desta substância. Já que em uma fatia de melancia contém 28,3 mg.

As sementes da melancia são muito importantes; são energéticas, elas contêm zinco, um dos minerais responsáveis pelo aumento da imunidade do nosso organismo; e ácidos graxos que funcionam como reguladores hormonais. As sementes ainda são anti-helmínticas (vermicidas naturais) e contèm cucurbocitrina, outra substância vasodilatadora que dilata os vasos capilares, reduzindo a pressão arterial.

Mais que na polpa vermelha, a parte branca da melancia contém citrulina (fitonutriente), este aminoácido após ser digerido transforma-se em arginina, (substância vasodilatadora) que produz efeitos semelhantes ao Viagra, pois aumenta a produção de óxido nítrico, muito eficaz para o relaxamento dos vasos sanguíneos que, aumenta a libido, e previne contra a impotência sexual, além de ser importante no tratamento de doenças cardiovasculares e psicológicas.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA  
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Gênero: Citrullus
Espécie: C. lanatus

Contra-indicações: É uma fruta que deve ser comida bem fresca e madura, do contrário, pode produzir cólica e disenterias perigosas. Pessoas com o índice glicêmico alto devem ter cuidado ao consumir esta fruta, deve ser sempre acompanhada com uma fonte de proteína ou gordura vegetal, e não comer a melancia em jejum. Deve ser evitada por pessoas que possuem alergia à citrulina (relacionado à deficiência da enzima arginosucinado). 

Em seu livro ‘Frutas: Caminho para Saúde” o Prof. Lelington Lobo Franco reuniu elementos necessários para que as frutas sejam consideradas como um composto indispensável para a saúde.

Pesquisa frutascom, fontes: nutricionista Edna Garambone, nefrologista Alvimar Gonçalves, Director and Prof. at Texas A&M University Bhimu Patil, Prof. Lelington Lobo Franco Lelington (especialista em plantas medicinais), nutróloga Daniela Hueb, Dr. Ricardo Jorge, Dr. Dean Jones, da Emory University. 


Pesquisa Frutascom,
Segunda-feira, 4 de junho de 2012



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário