Por
frutascom
O fruto é excelente
para fazer suco, pois ainda assim conserva seus princípios ativos; ao tomar um
copo de suco de maracujá, além de sentir o sabor, já se pode ter certeza de
estar ingerindo propriedades medicinais importantes para saúde. Pesquisadores
da Unicamp comprovaram que o maracujá realmente acalma e descobriram vários
outros benefícios. Planta medicinal indicada como sedativa, antiinflamatória,
vermífuga, etc. O maracujá é nativo do Brasil.As propriedades químicas características do maracujá são:
alcalóides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de
grande quantidade de potássio, saponina e pectina.Uso Medicinal:
Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, emenogoga, antiinflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc).
Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorróidas e desequilíbrio do sistema nervoso central.
também contém uma substância chamada passiflorina que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial a saúde pois não causa dependência. A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha.
A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais, segundo relatam pesquisas recentes.
A combinação de todos os nutrientes dá ao maracujá o poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo. Combate os radicais livres e melhora o sistema imunológico.
O New England Journal of Medicine publicou estudos mostrando que as pessoas cuja dieta era pobre em potássio, foram consideradas três vezes mais sujeitas ao risco de morte após derrame cerebral, quando comparadas com as que se alimentavam com frutas ricas naquele elemento. A pesquisa afirmou também, que uma porção diária de frutas e vegetais frescos pode reduzir em 40% os riscos de derrame cerebral, independente de outros fatores.
Conhecidas pesquisas da Universidade John Hopkins, EUA, sugerem que o aumento no consumo de potássio pode contribuir para baixar facilmente a pressão sangüínea das pessoas em geral, servindo como alternativa para os remédios ou drogas de hipertensão não muito acentuada.
Craig C. Frank, da Associação Dietética Americana, e epidemiologista da Universidade Estadual de Louisiana, EUA, reforça o mesmo conceito: "A adição de uma fruta a mais na dieta oferece maior proteção contra a morte causada por derrames cerebrais."
Benefícios, resumindo:
a) ajuda a baixar as taxas de açúcar do sangue
b) bloqueador de gordura
c) calmante
d) evita a fragilidade dos ossos
e) evita a má formação dos dentes
f) age contra infecções
g) ajuda a cicatrizar os ferimentos
h) evita problemas de pele
i) evita problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso
j) evita a queda dos cabelos.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Passifloraceae
Gênero: Passiflora
Espécie: P. edulis
Fontes
Pesquisa Frutascom,
Quarta-feira, 6 de junho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário